Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Agenda Completa nos Rastreios de Cardiologia da Misericórdia de Vila do Conde

Crownfounding 1 900 500
30 Setembro 2016

Agenda Completa nos Rastreios de Cardiologia da Misericórdia de Vila do Conde

No passado dia 29 de Setembro, a Misericórdia de Vila do Conde assinalou o Dia Mundial do Coração, com a realização de um rastreio cardiovascular gratuito aberto à comunidade, promovido pelo serviço de Cardiologia.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde recebeu cerca de meia centena de pessoas para o rastreio cardiovascular, o qual incluiu avaliação do colesterol, glicose, tensão arterial e saturação de O2, índice de massa corporal e realização de eletrocardiograma. Estes fatores foram avaliados a fim de demonstrar a cada utente o nível de risco cardiovascular em que se insere e, deste modo, incentivar à adoção de um estilo de vida mais saudável, de uma alimentação mais correta, de maior prática de exercício físico e consequente diminuição dos comportamentos de risco. Este rastreio teve como principal objetivo alertar a população para os sinais de perigo, reforçando a importância de um diagnóstico precoce como principal método de prevenção das doenças cardiovasculares.

Segundo o Diretor Clínico de Cardiologista da Instituição, Dr. Albino Santos, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal, registando atualmente uma taxa de mortalidade de cerca de 30%. Apesar do número de óbitos provenientes de doenças cardiovasculares ter sofrido um ligeiro decréscimo nos últimos 20 anos, é de realçar que muitas são as pessoas que ficam com mazelas provenientes destas doenças, o que provoca diminuição da qualidade de vida dos sobreviventes. Através da analogia ao motor de um automóvel, Dr. Albino Santos sensibiliza a população para “a necessidade de “revisões periódicas” desde o nascimento, as quais vão sendo cada vez mais importantes com o passar dos anos, pois à medida que os anos passam, a probabilidade de ter problemas aumenta”. Cuide do seu motor!