Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Menção Honrosa no "Projeto Nutriciência"

Pr mio nutrici ncia 1 900 500
30 Setembro 2016

Menção Honrosa no projeto “Nutriciência”

 

No passado dia 15 de Setembro de 2016, em Fátima, foram entregues menções honrosas às Misericórdias que se mostraram mais ativas e se destacaram pela originalidade na resposta aos desafios do projeto Nutriciência. A Misericórdia de Vila do Conde foi uma das Misericórdias premiadas com uma menção honrosa da tradição, uma vez o Centro Social em Macieira criou uma letra para a música tradicional “Oh malhão, malhão” alusiva à alimentação saudável, valorizando assim a cultura e tradição portuguesa.

O projeto “Nutriciência” surgiu no ano letivo de 2015/2016 (fase I), em que o Centro Social em Macieira e a Casa da Criança decidiram participar para “jogar, cozinhar, aprender” (www.nutriciencia.pt).
Trata-se de um projeto inovador em Portugal, que desenvolveu novas formas de promover e articular com as famílias portuguesas, através dos equipamentos educativos das Misericórdias, uma abordagem à alimentação saudável. O mote deste projeto foi dado pela Universidade do Porto, em colaboração com a União das Misericórdias.
Visa sobretudo aumentar a literacia em saúde e nutrição, que através de um conjunto de atividades, procura envolver as famílias, crianças e educadores pertencentes às Misericórdias, que nele participam. Este envolvimento concretiza-se através da disponibilização de informação, formações e sensibilização para o aumento do consumo de frutas e hortícolas, menor consumo de açúcar e sal, e, consequentemente, na mudança do conhecimento sobre nutrição.
Foi criado para crianças dos 4 aos 10 anos, para as suas famílias e para os seus educadores, incentivando à resposta a desafios sobre alimentação e criação de um ambiente de empowerment.

Muitos parabéns às equipas de colaboradores dos centros de infância que participaram no projeto, crianças e suas famílias!
Pretende-se contar com todos no próximo ano e assim continuar ativos em prol da boa alimentação!