Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Passos de Vila do Conde na Igreja Matriz

66 1 900 500
27 Março 2017

Passos de Vila do Conde na Igreja Matriz

A tarde de ontem ficou marcada pelas cerimónias do Senhor dos Passos que, devido à chuva, não percorreram o habitual caminho das capelas dos passos.
As condições meteorológicas condicionaram o programa das cerimónias, sendo que houve a necessidade de ser alterado.

As cerimónias iniciaram com o Sermão da Paixão, pelo reverendíssimo Prior P.e Dr. Paulo César Dias, na Igreja da Misericórdia, onde foi exaltada a “fé como poder de transformação da nossa existência, e também como fator de suavidade das estradas das nossas vidas”.

Posteriormente realizou-se a Procissão do Silêncio, em que foi feita a transladação dos andores do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, da Igreja da Misericórdia para a Igreja Matriz, onde se realizou posteriormente o sermão do Pretório e o Sermão do Encontro, pelo Cónego Dr. José Paulo Abre, no interior da mesma.

A tarde ficou marcada pelas “Pedras Vivas” que deram alma ao templo do Senhor, os 137 figurados e fiéis da comunidade e, ainda, pelas palavras do Cónego Dr. José Paulo Abreu que, como é já habitual, aqueceu os corações dos presentes enaltecendo a importância da compreensão entre os seres humanos, a cooperação em detrimento da vingança e da injustiça, o deixar de ver apenas “a mochila dos defeitos dos outros” e consciencializarmo-nos da “nossa própria mochila”, olhar para o próximo com ternura, com compreensão, sem ressentimentos e sem represálias, sermos pessoas melhores connosco e com os outros.

A Misericórdia de Vila do Conde agradece a todos quantos participaram nesta cerimónia e que, apesar da chuva, não abdicaram de partilhar este momento de reflexão com a Instituição.
Fica também uma especial palavra de apreço ao Sr. Prior P.e Dr. Paulo César pela entrega e dedicação nestas iniciativas e colaboração na organização das mesmas.
De referir também o empenho e profissionalismo da Casa Pontes na caracterização dos figurados que dão corpo a esta efeméride.

Publicado em: Mais Semanário, Renovação, Terras do AvePóvoa Semanário.

imagem imagem