Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Festa da Páscoa, Festa da Vida

Img 2189 1 900 500
28 Abril 2017

Festa da Páscoa, Festa da Vida

A ressurreição de Cristo garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. Com ela, Cristo começou um novo ciclo – o da nova criação, o da Páscoa definitiva. E aqui começa um novo tempo, o tempo do homem novo, que nasce a partir da doação de Jesus.
Neste contexto da festa mais importante para os cristãos, a Festa da Páscoa, a festa da vida, da alegria e da esperança, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde abraçou o convite de Jesus semeando, precisamente, vida, alegria e esperança, quer pelos seus equipamentos sociais, quer na comunidade vila-condense.

Esta semente de doação, colhida pela Instituição na cruz e na ressurreição de Jesus, foi partilhada e feita vida nos seus equipamentos sociais e na comunidade, solenizando momentos importantes na caminhada quaresmal rumo à festa da vida, nomeadamente através da:

Celebração da Festa de Nossa Senhora das Dores na Igreja da Misericórdia, melodizada pelo grupo coral dos funcionários da Instituição;
Via Sacra ao Vivo realizada no Teatro Municipal pelos utentes e colaboradores do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência, de Touguinha;
A Procissão do Senhor dos Passos pelas ruas de Vila do Conde, sendo os figurados os profissionais da Instituição;
Participação ativa na visita pascal (“compasso”), realizada pela Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde, levando alegria da ressurreição às casas e corações dos vila-condenses;
Celebração da Festa da Páscoa em todos os equipamentos sociais e unidades da Instituição, que reuniu à mesma mesa da eucaristia e do convívio, os utentes, familiares, colaboradores e tantos amigos.

A cruz, as lágrimas e as dores percorridas na caminhada quaresmal, ajudaram-nos a valorizar a vida, a partilha e a alegria da ressurreição, assim como a força da esperança radicada na mensagem de Jesus, que se faz vida, hoje e sempre.
Tal como Jesus passou pelo mundo fazendo o bem, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde associou-se à ação criadora e vivificadores de Jesus, fomentando caminhos de esperança, pois Jesus continua vivo em cada irmão para amar e servir.