Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Senhor dos Passos percorreu novamente as ruas de Vila do Conde

20190324 162721 1 900 500
25 Março 2019

Senhor dos Passos percorreu novamente as ruas de Vila do Conde

No passado dia 24 de Março 2019, a Majestosa Procissão do Senhor dos Passos, realizada pela Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, em colaboração com a Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde, encantou a comunidade vila-condense que, em grande número, assistiu ao percurso de Jesus na Sua Via Sacra.

As cerimónias iniciaram com o Sermão da Paixão, proferido pelo Rev. Prior Dr. Paulo César, na Igreja da Misericórdia, seguindo-se a Procissão do Silêncio até à Igreja Matriz, onde teve lugar o Sermão do Pretório, proferido pelo Rev. Padre Dr. Luís Marinho da Silva. No final deste sermão, iniciou-se a Procissão do Senhor dos Passos que contou com a presença de Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. Jorge Ortiga. À chegada à Igreja da Misericórdia, no escadório, foi proferido o Sermão do Encontro de Jesus Cristo com sua Mãe, no qual o ilustre pregador aludiu ao espírito de sacrifício e ao de “dar a vida” voluntariamente, por amor aos outros, sem expectativa de retribuição, sendo Jesus o exemplo máximo de tal vivência, pois “levou o seu amor até ao extremo”, morrendo por nós.

Com tempo favorável, a Procissão percorreu as ruas de Vila do Conde, acolhida pelos vila-condenses que penduraram panos roxos nas suas varandas e ladearam as ruas para testemunhar esta marcha solene, pontuada pelo cântico de Verónica em cada Capela dos Passos ao longo do percurso.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde agradece a participação de todos quantos colaboraram e participaram nesta iniciativa que mantém viva as tradições quaresmais na nossa cidade, salientando-se o papel desempenhado pelas cerca de uma centena de funcionárias e funcionários da Instituição que se responsabilizaram por incarnar os figurantes e carregar o andor de Nossa Senhora das Dores.

imagem imagem imagem imagem