Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Assembleia Extraordinária de Irmãos da Misericórdia de Vila do Conde

18 Outubro 2015

Assembleia Extraordinária de Irmãos da Misericórdia de Vila do Conde

 

No passado domingo, dia 18 de outubro, realizou-se Assembleia Geral Extraordinária de Irmãos da Misericórdia de Vila do Conde, no auditório da Instituição.
O ponto principal da Ordem de Trabalhos consistiu na aprovação do Novo Compromisso (nome dado aos Estatutos nas Misericórdias), em grande parte por imposição legal ocorrida no final do ano passado, a todas as IPSS.
A aprovação do novo Compromisso foi um momento de especial importância histórica para esta Instituição, pois estabelece as principais regras e princípios pelas quais se regem todos os Irmãos e que os compromete perante a Irmandade da Misericórdia de Vila do Conde, bem como o ser humano mais necessitado, daí a nome adotado.
Por proposta dos Órgãos Sociais atuais, todos os seus membros são voluntários e nenhum deles será remunerado. Tal situação, aliás, já acontece desde 1984, data em que foi aprovado o Compromisso agora revogado.
O Compromisso de 1984, caraterizou-se essencialmente pela sujeição ao Ordinário Diocesano, pela novidade do Direito de Voto e Elegibilidade das mulheres nos Órgãos Sociais da Irmandade. Também nesse compromisso foi criado um Conselho Fiscal ou Definitório.
O Compromisso agora aprovado procede a uma clara distinção entre Fins Principais e Fins Secundários da atividade da Instituição, consagra a limitação de mandatos e preconiza regras mais claras quanto ao equilíbrio técnico e financeiro, nos termos do Decreto-Lei 172-A/2014.
Dada a importância do momento, pela ordem de trabalhos apresentada, e pelas vantagens que a participação ativa dos Irmãos trazem à Instituição, o Senhor Provedor transmitiu a importância da sua comparência, agradecendo a todos aqueles que compareceram com intuito de colaborar na elaboração deste compromisso de superior interesse para os fins a que a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde se compromete cumprir: “As 14 Obras de Misericórdia”.