Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Rastreio de Obesidade Gratuito

M s da luta contra a obesidade 3 small 1 900 500
25 Maio 2016
Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde

alia-se à Luta Contra a Obesidade

Nos dias 25 e 27 de maio, das 9h00 às 13h00, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde realizará rastreios de obesidade gratuitos, para assinalar o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade. Os rastreios serão realizados por um nutricionista e a marcação é obrigatória até ao dia 23 de maio (tel. 252 249 100), sujeita a disponibilidade de agenda.

Segundo o Médico Cirurgião, Dr. Mário Reis, a obesidade é uma doença crónica com tratamento. É hoje um problema de saúde transversal a quase todos os países Europeus. Portugal a par da Grécia lidera a lista dos países com as maiores percentagens de obesos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) 32% das crianças em Portugal tem excesso de peso e no que diz respeito à população adulta esse valor está nos 59,1%, com 24% da população já com obesidade. Assim a OMS não tem dúvidas em considerar a obesidade como a “Epidemia do século XXI”.

Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica a 25 de março de 2004. O perfil genético, o ambiente social, económico e cultural, a educação, a família e as características individuais e psicológicas contribuem em grande escala para o desenvolvimento da obesidade. As mudanças sócio-económicas das últimas décadas e a diminuição da atividade física contribuíram significativamente para o aumento do número de obesos.
A obesidade está associada ao desenvolvimento de outras doenças como a diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doença coronária, dislipidemias, apneia de sono, doenças osteo-articulares, infertilidade e cancro da próstata comprometendo a qualidade e a esperança de vida.

O tratamento médico da obesidade passa pela combinação de uma dieta pobre em calorias, uma mudança de comportamentos e aumento da atividade física. Quando estas mudanças não são suficientes para atingir os objetivos é necessário o recurso a medicamentos. Um dos problemas do tratamento médico prende-se com a incapacidade de muitos obesos perderem o peso adequado ou manterem o peso anteriormente perdido. Nestes casos e nas situações de obesidade grave com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 40kg/m2 ou 35kg/m2, associado a outras doenças, a cirurgia pode estar recomendada.

A Unidade de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde (SCMVC) tem hoje uma valência multidisciplinar para o tratamento da Obesidade. Neste grupo de trabalho intervêm cirurgiões, nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas que, desde há alguns anos, têm desenvolvido um trabalho meritório na deteção, abordagem, tratamento e seguimentos, contando já com algumas dezenas de doentes tratados.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e a sua equipa multidisciplinar para o tratamento da obesidade associam-se a esta causa de forma a prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Dr. Mário Reis
Médico Cirurgião