Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Casa das Rosas

A “Casa das Rosas” foi inaugurada no dia 23 de Setembro de 2014. É uma estrutura social que compreende duas respostas sociais: Cantina Social e Alojamento de Emergência Social.

A designação “Casa das Rosas” foi inspirada no “Milagre das Rosas” da Rainha Santa Isabel, que durante toda a sua vida se dedicou ativamente aos mais pobres. Certo dia, seu marido, o Rei D. Dinis, pessoa rigorosa e de mau feitio, questionou-a sobre o que transportava no regaço ao que esta respondeu: “Levo rosas, Senhor”. O pão que D. Isabel escondia debaixo de seu manto tinha-se efetivamente transformado em rosas.

A Misericórdia faz jus aos seus valores de responsabilidade social e solidariedade e dá “um pouco do que tem a quem mais precisa”.

CANTINA SOCIAL

“Dar de comer a quem tem fome” é uma das Obras de Misericórdia.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde desde sempre forneceu alimentação gratuita às pessoas que se dirigiam a esta Instituição. No entanto, a partir de 1994, a Instituição criou um serviço provisório de apoio aos carenciados sob a forma de fornecimento de alimentação.

A partir de 2007, notou-se um aumento da procura de refeições e, em 2010, esse aumento foi exponencial não só no pedido de refeições, como também em solicitações de pequenas verbas para pagamento de gás, eletricidade, medicação e livros escolares. Surgiu a necessidade de criar um espaço próprio que reunisse as condições físicas e estruturas necessárias para o efeito, surgiu assim a Cantina Social.

Este espaço está preparado para fornecer 400 refeições por dia para o exterior ou disponibilizar um local para que os beneficiários realizarem as suas refeições.
Em Abril de 2012 a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde realizou um protocolo com a Segurança Social no âmbito do Plano de Emergência Alimentar para apoio ao fornecimento de refeições.

CENTRO DE ALOJAMENTO DE EMERGÊNCIA SOCIAL

Em 2006, foi realizado um estudo social, em Vila do Conde, através do qual foram detetados alguns problemas pertinentes, suas causas e possíveis métodos de resolução.

De entre eles destacam-se as pessoas “sem-abrigo” que, por motivos diversos - situações graves de carência financeira, roturas familiares/conjugais, problemas de saúde, desemprego e/ou falta de alojamento - foram confrontadas com uma dura realidade.

No sentido de ajudar a colmatar os referidos problemas, a Instituição criou, numa primeira fase, um serviço de distribuição diária de refeições confecionadas com uma perspetiva de ampliação futura.

Mais tarde, e visto as solicitações diárias de apoio serem crescentes, criou uma resposta social que garante à população mais carenciada não só a alimentação mas também a promoção dos seus hábitos de higiene e sinaliza situações de pobreza e exclusão social. Essa resposta é o Centro de Alojamento de Emergência Social.

Este funciona na Rua de S. Bento nº 45 num Edifício composto por r/c e 2 andares com capacidade para alojar 24 utentes em 14 quartos com banho privativo e destina-se ao acolhimento temporário de indivíduos ou famílias em situação especial de vulnerabilidade e de desproteção social.

São prestados serviços de alojamento transitório e temporário, alimentação, higiene e serviço de lavandaria. São ainda prestados os necessários serviços de acompanhamento técnico durante o período de permanência.

No que se refere à intervenção junto da população alojada terá como objetivo estratégico uma intervenção adequada aos efeitos da crise atual, por forma a criar uma alternativa exequível, em tempo útil, ao alojamento de emergência tendo em vista o seu posterior encaminhamento para resposta mais adequada à sua efetiva inserção social. Também se pretende dotar os indivíduos ou famílias das competências ao nível da organização de vida.

Esta resposta social funciona 24 horas por dia e aguarda protocolo com a Segurança Social, previsto para o corrente ano.