Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde com grande adesão ao Rastreio de Obesidade

Slider obesidade 2016 2 1 900 500
31 Maio 2016

Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde

com grande adesão ao Rastreio de Obesidade

Em comemoração do Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, nos passados dias 25 e 27 de maio, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde levou a cabo um Rastreio de Obesidade gratuito e aberto à comunidade. O rastreio foi realizado por uma nutricionista com apoio da equipa de enfermagem e atraiu muitas pessoas às instalações da Unidade de Saúde da Instituição.

O principal objetivo desta iniciativa passou por sensibilizar a comunidade para o problema da Obesidade, uma doença que atinge cada vez mais pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32% das crianças e 59,1% dos adultos em Portugal têm excesso de peso, sendo que 24% da população é já considerada obesa.

A nutricionista que realizou o rastreio, Dra. Maria João Pena, considera que a recetividade e o feedback dos utentes quanto à iniciativa revelam consciência e preocupação da comunidade com esta problemática.

Dr. Mário Reis, Médico Cirurgião, chamou a atenção para o facto de, segundo a OMS, Portugal ocupar os primeiros lugares do ranking no que diz respeito à taxa de Obesidade na Europa. A Obesidade é uma doença crónica com tratamento e, por isso, o rastreio permite a identificação de pessoas em risco para que possam ser tomadas medidas para combater esta crescente tendência do século, considerada pela OMS como a “Epidemia do século XXI”.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde dispõe de uma equipa multidisciplinar para o tratamento da Obesidade composta por cirurgiões, nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas, que trabalha diariamente para combater a Obesidade e incutir nos seus utentes o interesse num estilo de vida mais saudável. Esta equipa conta já com vários anos de experiência e com algumas dezenas de doentes operados, sendo a taxa de sucesso cerca de 95%.

Abaixo pode ouvir as entrevistas com o Dr. Mário Reis (Médico Cirurgião) e Dr.ª Maria João Pena (Nutricionista), realizadas pela Rádio Linear e Rádio Onda Viva.