Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Misericórdia de Vila do Conde na II Peregrinação Nacional das Misericórdias ao Santuário de Fátima

P1010101 1 900 500
20 Setembro 2018

Misericórdia de Vila do Conde na
II Peregrinação Nacional das Misericórdias ao Santuário de Fátima


A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) promoveu no dia 15 de Setembro de 2018 a Segunda Peregrinação Nacional das Misericórdias ao Santuário de Fátima, onde a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde esteve presente para participar nesta iniciativa de fé e união.

Esta peregrinação ao Santuário de Fátima contou com a adesão de 100 num total de mais de sete mil peregrinos. A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde fez-se representar por cerca de uma centena de pessoas, entre os quais órgãos sociais, irmãos, utentes, colaboradores e seus familiares, contribuindo assim para reforçar a união e missão assente nas catorze obras da Misericórdia.

Um dos peregrinos foi o próprio presidente da UMP, Dr. Manuel de Lemos, que entoou a mensagem do Papa Francisco ao declarar que "a nossa vida é um caminho" e apelando aos presentes para serem "obreiros de misericórdia", ao mesmo tempo que enalteceu a importância das Misericórdias em complementar o Estado na prestação de um serviço de qualidade face a crescentes necessidades.

Esta celebração solene desenvolveu-se através de um desfile de estandartes, bandeiras, órgãos sociais e irmãos, seguindo-se uma celebração eucarística presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. José Traquina, bispo de Santarém, na Basílica da Santíssima Trindade.

De pontos diferentes rumo a um lugar comum, esta peregrinação foi um evento de comunhão e de reencontro, uma oportunidade para as várias Misericórdias cruzarem experiências e neste local demonstrarem a sua identidade cristã que está na sua génese.

imagem imagem