Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

XIV Milha da Misericórdia une instituições através do atletismo

S2760068 1 900 500
02 Outubro 2019

No passado dia 1 de outubro de 2019 realizou-se a “XIV Milha Integrada do Norte\ Milha da Misericórdia” em Vila do Conde, organizada pelo Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência em Touguinha, equipamento social da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

De referir, que as várias provas de atletismo decorreram em algumas das ruas do centro de Vila do Conde, nomeadamente Rua Rainha Dona Leonor, Travessa da Rua Doutor António José Sousa Pereira, Rua das Traseiras da Biblioteca Municipal, Avenida Abade Sousa Maia, Rua Dr. Albino Aroso, Rua Santa Catarina e Rua Padre José Praça. A concentração para as provas, o local de partida e a respetiva meta ocorreu na parte sul da Rua Rainha Dona Leonor.

Esta edição da Milha teve um traçado “novo”, tendo a particularidade de os participantes terem experienciado três pisos diferentes: alcatrão, calçada portuguesa e terreno de terra batida (corta-mato). A SCMVC contou com o apoio e colaboração da Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI – Portugal) para colocar em prática a realização deste evento desportivo.

Inicialmente realizou-se uma caminhada pedestre aberta a todos os participantes (atletas e técnicos), servindo esta como forma de reconhecimento do percurso. Posteriormente, realizou-se a “meia-milha” (aproximadamente 800 metros), tratou-se de uma prova que é designada como sendo a “atividade adaptada”, nesta prova são constituídas equipas (3 atletas + 1 funcionário), esta competição é destinada a atletas com níveis de deficiência mais severos e\ou com problemas motores associados, sem distinção de idades e\ou sexo. Por fim, realizou-se a competição adaptada por escalões (aproximadamente 1.600 metros), sendo eles: Juniores, Seniores e Masters.

As instituições/clubes participantes foram: Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde (SCMVC), APPACDM – Vila Nova de Gaia, AICIA – Arouca, CAID – Santo Tirso, Clube de Gaia, Fundação AJ Gomes Cunha, MAPADI – Póvoa de Varzim, MADI – Vila do Conde, ALADI – Lavra e ANDDI – Portugal.
Os atletas que representaram a SCMVC foram: Nuno Amorim, Albertino Novo, José Manuel, Salete Oliveira, Cândida Silva, Francisco Cerqueira, Bina, Miguel Araújo, Bruno Magalhães, Francisco José, Duarte Pereira, José Maria Rigor, Rui Costa, Ilidia Araújo, Trajano, Solange Ferreira, Francisco Leal, António Carvalho, Vera Silva, Alexandra Oliveira, Orlanda Lírio, Rúben Moreira, André Oliveira, Sérgio Areias, Joaquim Pereira, Rui Sousa, Jorge Pereira, Pedro Magalhães, Jorge Ferreira e Manuel Carvalho.

Os resultados obtidos e alcançados pela SCMVC foram satisfatórios, tendo sido eles: 1º lugar na competição adaptada no escalão júnior masculino (1600 metros) – atleta (Rúben Moreira); 2 º lugar na atividade adaptada (meia-milha – 800 metros Equipas 3 + 1) – atletas (Nuno Amorim, Albertino Novo e José Manuel) com o apoio do funcionário (João Laranjo); 2º/3º lugares na competição adaptada no escalão sénior masculino (1600 metros) – atletas (André Oliveira e Sérgio Areias), 3º lugar na competição adaptada no escalão master masculino (1600 metros) – atleta (Pedro Magalhães)

A “XIV Milha Integrada do Norte\Milha das Misericórdias” de Vila do Conde foi um verdadeiro sucesso a todos os níveis, sobretudo a nível organizativo, mas também no número de atletas participantes que atingiu um novo recorde histórico, com mais de uma centena e meia de atletas envolvidos nas diversas provas.

De salientar, que todos os atletas receberam uma medalha de participação e doces conventuais que foram confecionados nas instalações da SCMVC. A PSP e Polícia Municipal desempenharam, mais uma vez, um papel preponderante e decisivo no bom desenrolar das provas, tendo todos os envolvidos subido ao pódio, porque são e foram um dos principais “obreiros” na organização deste evento desportivo.


imagem imagem imagem